Prefeitura de Paulínia (SP) abre inscrições para programa de castração animal

Prefeitura de Paulínia (SP) abre inscrições para programa de castração animal
Prefeitura de Paulínia abre inscrições para Programa de Castração Animal — Foto: Divulgação

A Prefeitura de Paulínia abriu, na manhã desta sexta-feira (3), o processo de inscrições para o cadastramento no Programa Municipal de Castração e Microchipagem Animal, que vale para cães e gatos.

Devido à pandemia do novo coronavírus, as inscrições devem ser feitas online, através do envio de uma ficha que está disponível no site da Prefeitura, na área da Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (SEDDEMA). Além disso, é preciso mandar a documentação do dono do animal para o e-mail [email protected]. Veja documentos abaixo.

A ação visa o controle de cães e gatos no município e será realizada em uma unidade chamada castramóvel, assim que se encerrar a pandemia. Para solicitar a castração, os animais devem se enquadrar nas seguintes características:

    • Ter idade entre 60 dias e 8 anos;
    • Estar em boas condições de saúde e limpos, sem a presença de pulgas e carrapatos;
    • São prioridade os animais sem raça definida (vira-latas);
    • Gatas e cadelas no cio ou prenhes não poderão ser castradas;
    • Cães acima de 30 Kg, ou obesos, não poderão ser castrados.
Documentos necessários
    • O responsável pela inscrição deve ser maior de idade e tutor do animal;
    • CPF/RG ou CNH;
    • Comprovante de Endereço – emitido no máximo há 60 dias (em nome do solicitante). Caso não tenha comprovante em nome próprio, o interessado pode enviar um comprovante em nome de terceiro, desde que envie também documentos que comprovem o parentesco entre o interessado no cadastro e a pessoa cujo nome figura no comprovante de endereço. Caso não tenha parentesco com o endereçado do comprovante, este deve apresentar uma declaração de residência conforme o modelo disponível no site;
    • Comprovante de renda familiar ou Comprovante de inscrição em programas sociais (CadÚnico);

Todos os munícipes poderão fazer a inscrição, mas terão prioridade os animais daqueles que possuem baixa renda, animais resgatados ou com risco à saúde, protetores de animais, associações protetoras e ONG’s.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail de inscrição ou pelo 156.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.