Prefeitura de Ribeirão Pires (SP) abre 400 novas vagas em programa gratuito de castração

Prefeitura de Ribeirão Pires (SP) abre 400 novas vagas em programa gratuito de castração
Prefeitura de Ribeirão Pires abre 400 novas vagas em programa gratuito de castração de cães e gatos. Crédito: Mariana Rodrigues

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde municipal, abre nessa terça-feira, dia 15, as inscrições para o programa gratuito de castração de cães e gatos da cidade. Serão 400 novas vagas para cirurgias que acontecem, em datas agendadas, no Centro de Controle de Zoonoses da cidade.

Os interessados devem se inscrever das 8h às 12h e das 13h às 16h30 na sede do CCZ (Rua Catharina Rios Giachelo, 185 – Centro). No ato do cadastramento, serão exigidos RG e CPF originais, além de comprovante de residência em Ribeirão Pires. Serão priorizadas para a castração as fêmeas, em razão de o impacto do controle reprodutivo ser maior.

Em 2017, a Prefeitura lançou o programa de castração canina e felina na cidade. Por etapas, já foram castrados mais de dois mil animais gratuitamente. ONGs que abrigam animais da cidade, bem como cães e gatos adotados por moradores no CCZ, seguindo o que é estabelecido pela Lei Municipal nº 5.836/14, têm prioridade na ação.

Cães comunitários poderão ser castrados, desde que haja pessoa responsável para acompanhar o pós-operatório do animal. Após o término das cirurgias agendadas na segunda etapa, serão abertas novas vagas para o programa.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4824-3748.

Posse responsável – Abandono e maus tratos a animais são crimes com pena de até dois anos de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32. Todas as pessoas que adotam um animal de estimação são responsáveis por garantir seu bem-estar e segurança.

Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas. Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde.

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires via ABC do ABC

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.