Prefeitura de Santos (SP) inaugura unidade móvel para castrar animais

Prefeitura de Santos (SP) inaugura unidade móvel para castrar animais

Com investimento de R$ 280 mil, a Prefeitura de Santos inaugurou na manhã desta quarta-feira uma unidade móvel, chamada de castramóvel, para realizar gratuitamente a castração de cães e gatos em bairros carentes. A expectativa é realizar 300 castrações por mês.

O custo de cada cirurgia, que terá duração de 15 a 30 minutos dependendo do porte do animal, será de R$ 40,00 aos cofres municipais. De acordo com a Administração Municipal, a operação será minimamente invasiva para diminuir a chance de problemas pós-operatórios.

SP santos castramovel 6473image

A unidade é equipada com mesas cirúrgicas, ar-condicionado e pia. O veículo percorrerá os bairros, após uma programação pré-definida, com uma equipe composta por dois veterinários e um assistente, além de um motorista e um profissional da área administrativa da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida) de Santos.

O início do funcionamento do castramóvel foi analisado como positivo pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que observa a iniciativa como uma ferramenta importante no controle populacional dos animais.

Vantagens

De acordo com a veterinária da Codevida, Leila Abreu, há diversas vantagens para a castração. No caso das fêmeas, elas vivem mais, deixam de ter o cio e atrair machos, diminuem os tumores de mama e útero, além de ficarem mais tranquilas.

Nos machos, o procedimento aumenta o período de vida, eles ficam mais tranquilos, diminuem os latidos e uivos, além de reduzir a necessidade de urinar por toda parte para demarcar território, fugas, brigas e o risco de transmissão de doenças.

Na Codevida, em 2013, foram castrados cinco mil animais. Com a chegada do novo serviço, Leila diz que o número deverá diminuir porque a entidade priorizará a realização de cirurgias de tratamento de tumor de mama, hérnia e outros problemas.

Fonte: Tribuna Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.