Prefeitura de São Manuel (SP) resgata cachorro com suspeita de maus-tratos

Prefeitura de São Manuel (SP) resgata cachorro com suspeita de maus-tratos

SP saomanuel caomaustratos74389jpg

Na tarde de terça-feira (9), a Unidade de Vigilância Ambiental de São Manuel (UVA), na região de Botucatu, resgatou, na Vila Santa Helena, um cachorro supostamente vítima de maus-tratos. Ao chegar ao local, a tutora do cão alegou que o animal seria portador de cinomose e por isso sempre chorava de dor.

O cão foi levado para Unidade Ambiental de São Manuel e a cinomose, doença citada pela tutora, não foi constatada, o que aumentou a suspeita de maus-tratos. Ele foi resgatado muito magro, repleto de pulgas, carrapatos e com vermes, mal alimentado e sem estar com as vacinas em dia.

Ao cachorro foi dado o nome de Maneco, alusão a Manuel. Ele foi acolhido na unidade e medicado, onde permanecerá até se recuperar. Após esse período de recuperação, ele será colocado para adoção.

Maus-tratos

Maltratar animais é crime. A lei Federal 9.605 /98, em seu artigo 32, Cap. V, condena: “Todo aquele que praticar ato de abuso e maus-tratos a animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos”, está sujeito à pena de detenção de três meses a um ano, e multa (a pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorre morte do animal).

Fonte: Leia Notícias (editado)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.