Prefeitura de Toledo (PR) implantará programa de defesa e proteção animal

Prefeitura de Toledo (PR) implantará programa de defesa e proteção animal

PR toledo defesaeproteçao1

Pensando no bem estar, saúde e proteção animal, o prefeito Beto Lunitti sancionará, nesta terça-feira (23), a Lei ‘R’ nº 164 que cria o Programa Municipal de Defesa e Proteção Animal. A norma estabelece critérios para a destinação de verbas para os cuidados dos animais, além de campanhas para a conscientização da população sobre a defesa e proteção.

A partir do Programa, serão destinadas verbas para procedimentos mensais de esterilização e atendimentos veterinários de caninos e felinos, como consultas, exames, vacinas, internações, eutanásias, cirurgias, incluindo os respectivos medicamentos necessários. Além disso, a normativa a criação e manutenção de Sistema Informatizado de Identificação Animal, para o cadastramento e respectiva chipagem; a capacitação, treinamento, material de divulgação e de sensibilização da população sobre os cuidados com os animais; e estruturação física da Coordenadoria de Defesa e Proteção Animal.

Segundo a coordenadora de Defesa e Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Maria Lúcia Gollmann, nunca houve uma lei que destinasse recursos municipais para o cuidado dos animais. “Agora Toledo terá uma política pública para os cuidados dos animais. Com esta verba que será destinada nós iremos realizar o tratamento, vacinação, castração, entre outros procedimentos necessários”. Maria Lúcia ainda informou que Toledo é um dos únicos municípios do Paraná que contarão com recursos para este fim. “Além de Toledo, somente Curitiba conta com este tipo de lei no Estado”.

Fonte: Toledo – Prefeitura

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.