Prefeitura de Uberaba (MG) tenta derrubar liminar que suspendeu castração de cães

Prefeitura de Uberaba (MG) tenta derrubar liminar que suspendeu castração de cães
Foto/Divulgação PMU

Prefeitura vai recorrer no Tribunal de Justiça de Minas Gerais para tentar derrubar liminar que suspendeu castrações farmacológicas no Programa de Manejo Populacional de Cães e Gatos. As castrações teriam início no fim de semana, mas foram interrompidas por uma ação cível pública impetrada por uma ONG da cidade.

Para tentar reverter a suspensão, a Prefeitura encaminha hoje material buscando comprovar que a utilização do Infertile tem parecer positivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e dos Conselhos Regional e Federal de Medicina Veterinária.

A chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria de Saúde, Lara Rocha Batista, garante que o planejamento do programa tem sido acompanhado pelo Ministério Público. “Também tivemos o acompanhamento do Conselho Regional de Medicina Veterinária, e o Conselho Federal também fala que a técnica é aceitável dentro de um programa de manejo populacional, desde que utilizemos o protocolo de analgesia, que vai ser utilizado desde o princípio aqui no município”, posiciona. Além disso, a chefe do departamento assegura que o produto que será usado na castração tem data de fabricação em 2018 e vencimento em 2020, contestando questionamento feito sobre o uso de material com validade expirada. 

Já o procurador-geral do Município, Paulo Salge, manifesta que a castração é benéfica para os animais, pois, além de não trazer qualquer sofrimento, é considerada como medida correta e apropriada para minimizar fertilizações no abandono de animais.

Por Gisele Barcelos

Fonte: JM Online

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.