Prefeitura de Viamão (RS) informa que não vai expulsar animais e voluntários de abrigo

Prefeitura de Viamão (RS) informa que não vai expulsar animais e voluntários de abrigo
Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

Um abrigo de animais instalado em Viamão está gerando uma polêmica. Os voluntários alegam que a Prefeitura estaria expulsando eles e os animais do espaço. A Prefeitura explica que não vai expulsar ninguém e que todos podem continuar ajudando.

Em nota, o Executivo esclarece que a área pertence à Prefeitura de Viamão e que foi invadida sem permissão. Além disso, uma campanha de arrecadação para construir um abrigo permanente nessa área estaria pedindo doações em dinheiro, o que, segundo a Prefeitura, é ilegal.

Confira a nota da Prefeitura:

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O ABRIGO DE ANIMAIS DO ANTIGO “PARQUE DO SINDICATO RURAL DE VIAMÃO”

Por que a Prefeitura está assumindo o abrigo?

Porque o abrigo foi instalado numa área da Prefeitura que foi invadida e, a pessoa que lidera o grupo está solicitando doações por Pix, com o pretexto de construir um abrigo permanente nessa área pública invadida. O ato de assumir o controle da área visa resguardar o patrimônio público.

E os animais? Quem vai cuidar? Vocês vão largar eles na rua?

A Prefeitura de Viamão não vai expulsar os animais ou largar na rua. Assim como estamos fazendo nos nossos abrigos, vamos continuar cuidando, tratando e procurando seus tutores ou novas famílias para eles.

E quem está ajudando? vai ser expulso?

Todos que estão ajudando de forma voluntária são bem-vindos e serão acolhidos e respeitados. Os voluntários terão acesso para ajudar e até mesmo para fiscalizar os cuidados com os animais.

Viamão já está acolhendo mais de 4.500 pessoas que perderam tudo e, junto com eles, os seus animais de estimação. Em nossos abrigos e nos abrigos voluntários estamos dando todo o suporte e vamos continuar assim, até que todos estejam em seus lares ou em novas famílias.

Os animais, sejam eles de qualquer cidade, precisam de toda a ajuda e quem está disposto a ajudar sempre é bem-vindo. Porém, nossa responsabilidade enquanto gestores públicos é de zelar pelo patrimônio da cidade. Não podemos permitir invasões e construções sem qualquer permissão legal.

Para que fique bem claro, essa área está sendo preparada para receber empresas e indústrias do agronegócio e o Sindicato Rural de Viamão já publicou nota confirmando que não é responsável pela área.

O Ministério Público e a Polícia Civil já estão investigando as ações de arrecadação via PIX e o destino desse recurso, visto que não é possível construir dentro de uma área que pertence à Prefeitura.

Na segunda-feira, dia 27, nossos técnicos estarão no Abrigo para se juntar aos voluntários que desejarem continuar e, de forma ordeira, fazer a gestão e o controle do espaço.

Por Albuquerque

Fonte: Terra