Prefeitura de Votuporanga (SP) abre inscrições para castração de cães e gatos entre os dias 14 e 17 de setembro

Prefeitura de Votuporanga (SP) abre inscrições para castração de cães e gatos entre os dias 14 e 17 de setembro

Dando continuidade à política de proteção à vida animal, a Prefeitura de Votuporanga iniciará mais uma etapa de inscrição para a castração de cães e gatos nos dias 14, 15, 16 e 17 de setembro. O atendimento aos interessados será realizado exclusivamente por telefone pelo Centro de Proteção da Vida Animal (CPVA), órgão vinculado ao Fundo Social de Solidariedade do Município, respeitando os decretos municipais em relação aos cuidados com a proliferação da Covid-19. As castrações terão início no dia 13 de outubro.

O programa prioriza a castração de fêmeas caninas e felinas, sem deixar de atender também os animais machos. A iniciativa visa atender pessoas de baixa renda ou que façam parte de algum programa social. 

O tutor ou responsável interessado em castrar seu animal, que atenda aos critérios do programa, deverá entrar em contato com o CPVA pelo telefone 3405-9700, Ramal 9828, ou pelo (17) 99793-7981, nos dias 14, 15, 16 e 17 de setembro, no horário das 9h às 15h. Não serão aceitas inscrições pessoalmente. 

Após a inscrição, os interessados deverão procurar o CPVA, das 9h às 15h, mediante agendamento, para preencher um cadastro com informações básicas do tutor e dos animais que serão castrados como nome, espécie, raça, cor, idade, porte e vacinação.

Objetivo do programa

O programa de castração tem por objetivo o controle populacional e, por meio dele, o combate ao abandono e aos maus-tratos. O CPVA solicita que todas as pessoas que possuam animais evitem crias indesejadas até que seja possível realizar a castração. Essa medida pode ser adotada por meio de separação das fêmeas e machos ou por meios contraceptivos, desde que indicado por médico veterinário. Portanto, para que esse controle populacional seja eficiente, é fundamental o apoio de toda a população.

Fonte: Portal do Município de Votuporanga

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.