PORTUGAL povoadevarzim touradas financiamento

Prefeitura deixa de apoiar touradas para financiar associação protetora de animais

A iniciativa é inédita e já está a ganhar aplausos: na Póvoa de Varzim, Portugal, o dinheiro que pagava as touradas vai passar a financiar uma associação de proteção de animais.

Até agora, a praça de touros da Póvoa de Varzim era gratuita para quem quisesse organizar uma tourada – e eram muitas as touradas na cidade, sobretudo no verão. Para todos os outros cidadãos, o aluguer do espaço custava 8 mil euros.

Agora, e por decisão da Câmara Municipal, qualquer espetáculo a ter lugar naquele espaço passa a exigir o pagamento do aluguer – mesmo que seja para fazer touradas. O dinheiro arrecadado, esse, será encaminhado para o novo apoio aprovado pela autarquia: 20 mil euros anuais entregues à “A Cerca”, a associação de proteção de animais sediada na Póvoa de Varzim.

O apoio à associação vem também acompanhado de um acordo: como o canil municipal só tem lugar para 50 animais, a autarquia não tem onde alojar todos os cães e gatos recolhidos nas ruas, sobretudo agora que aprovou o fim do abate de animais. Estes bichos passarão a ser encaminhados para a associação, que tratará depois de lhes arranjar uma nova família.

Com esta nova organização de financiamentos, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pretende, por um lado, deixar de investir dinheiro público nas touradas e, por outro, melhorar a resposta ao drama dos animais de rua. O presidente da autarquia, Aires Pereira, lembra que “é importante que as pessoas percebam que isto não é a atribuição de um subsídio, é o assumir de um compromisso para a resolução de um problema.”

A associação “A Cerca”, por outro lado, promete alojar todos os animais e reservar o dinheiro recebido da autarquia para “quando realmente tivermos de fazer uma obra” ou melhoria nas instalações.

Fonte: Buzztimes

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.