Prefeitura do Rio faz ação para esvaziar casa de acumuladora na zona sul

Prefeitura do Rio faz ação para esvaziar casa de acumuladora na zona sul
Prefeitura do Rio faz ação para esvaziar casa de acumuladora na Zona Sul — Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A Subprefeitura da zona sul do Rio de Janeiro fez nesta quinta-feira (9) uma ação para esvaziar a casa de uma acumuladora no bairro do Jardim Botânico.

VÍDEO: Subprefeitura da zona sul faz ação para esvaziar a casa de uma acumuladora no Jardim Botânico

No local, uma espécie de casa com dois pavimentos, uma senhora, proprietária do imóvel, morava em meio a muita sujeira, misturada a fezes de 13 animais (onze cachorros e dois gatos). Segundo o órgão, os animais foram foram recolhidos pela mãe da mulher que morreu há cerca de um ano.

Ao entrar no imóvel, as equipes da prefeitura, com mais de dez garis, dois assistentes sociais, representantes da Secretaria de Proteção e Defesa aos Animais, além do Subprefeito Flávio Valle, encontraram uma situação muito delicada e insalubre e mal era possível pisar no chão de tantas coisas espalhadas.

Muitos baldes cheios de água parada também estavam espalhados pela entrada da casa que tinha fezes de cachorro e gato por toda a parte. O local tinha o equivalente a dez caminhões de sujeira, segundo o responsável da Companhia de Limpeza (Comlurb).

Segundo os vizinhos, que pediram ajuda à Prefeitura do Rio e fizeram questão de acompanhar a ação, a situação do imóvel já era delicada quando a mãe da acumuladora era viva, mas depois da morte dela, a situação de sujeira e insalubridade piorou bastante.

De acordo com uma vizinha, o motivo da denúncia foi a possibilidade de sofrimento dos animais. Ao entrar no local junto com as equipes da prefeitura, ela percebeu que a situação era bem mais grave.

“Nunca vi algo parecido, realmente precisamos ajudar, não somente os animais que estão sofrendo, mas também essa senhora que não pode continuar vivendo no meio de tanta sujeira”, disse a vizinha que preferiu não se identificar.

O que são acumuladores

Acumuladores são pessoas reconhecidas por reunir excessivamente objetos ou animais domésticos de forma desordenada e desorganizada.

Geralmente vivem em locais com déficit de higiene, de autocuidado do corpo e do ambiente habitacional interferindo na sua qualidade de vida, de sua família e da comunidade onde vive. Na comunidade há potencial de risco para ocorrência de algumas endemias transmitidas por vetores, hospedeiros, incômodos e peçonhentos.

“Tendo em vista a insalubridade do local tivemos que entrar em ação e mobilizar nossas equipes para interferir nessa situação. Os animais serão recolhidos e encaminhados para o abrigo para receber os cuidados necessários e a dona do imóvel está sendo atendida pela Secretaria de Assistência Social. Esperamos com a ação de hoje resolver esta situação que já incomodava e gerava incomodo a todo o entorno”, afirmou o subprefeito Flávio Valle.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.