Prefeitura do Rio promove campanha para adoção de animais abandonados neste Natal

Prefeitura do Rio promove campanha para adoção de animais abandonados neste Natal
Animais aguardam novo lar em canil para adoção (Foto: Reprodução / Tv Globo)

É no fim do ano, quando os pensamentos estão voltados para as comemorações e para as férias, que uma história triste ganha força nas ruas do Rio; o abandono de animais. Apesar de cruel, essa atitude é mais comum do que se pensa. Para promover uma melhor conscientização das pessoas, a Prefeitura do Rio realiza a partir deste sábado (9), a campanha “Natal Animal da Fazenda Modelo”, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio. Mais de 700 animais que foram resgatados nas ruas da cidade estão disponíveis para a adoção.

Vídeo: Prefeitura do Rio promove campanha para adoção de animais abandonados neste Natal

A responsável pelo espaço, Hanriette Soares, conta que acompanhou inúmeros casos de abandono de animais domésticos e lembra do resgate do cachorro Junior. De acordo com Hanriette, o cão foi abandonado pela família e encontrado dentro de um valão com duas patas quebradas após ser atropelado.

“Todo ano é mesma coisa: basta chegar à época de férias e de festas de fim de ano que o número de animais abandonados cresce de forma considerável no Rio. Histórias de abandono e maus tratos são mais comuns do que se imagina. Aqui na ONG o número de animais resgatados nessa época é assustador”, lamenta.

ONGs e órgãos públicos registraram aumento do número de animais rejeitados entre novembro e fevereiro. De acordo com a subsecretaria de Bem-Estar animal o aumento de cães e gatos abandonados chega a 40%. A média durante o mês de dezembro é de 15 animais abandonados por dia no abrigo municipal da prefeitura, na Fazenda Modelo. Segundo a subsecretaria, a Zona Oeste é onde tem a maior concentração de abandono de animais na cidade.

Atualmente a ONG abriga mais de 300 animais com histórico de maus tratos e abandono. O espaço conta com a ajuda de voluntários no resgate, tratamento, alimentação, higiene e cuidados veterinários de cães, gatos e até cavalos, para deixá-los saudáveis e prontos para serem recebidos em um novo lar.

Além de adotar um animal, a pessoa pode colaborar também doando medicamentos, vacinas, ração úmida para gatos, e o que mais julgar necessário. Para saber como ajudar o Paraíso dos Focinhos, veja na página da ONG.

Para obter mais informações sobre a campanha “Natal Animal da Fazenda Modelo”, veja na página do evento no Facebook.

Família adota cão em espaço para adoção da prefeitura (Foto: Reprodução / Tv Globo)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *