Prefeitura está sem serviço de recolhimento de animais de grande porte em Londrina, PR

Prefeitura está sem serviço de recolhimento de animais de grande porte em Londrina, PR

Por Alexandre Sanches

PR londrina m cavalo-solto-rua-londrina

O serviço de recolhimento de animais de médio e grande porte do perímetro urbano de Londrina está sem atuar há dois meses. Com isso, a média de 20 a 30 animais como equinos e bovinos, que eram retirados das ruas permanecem oferecendo perigo de acidentes, principalmente no trânsito. O custo do contrato anterior girava em torno de R$ 9 mil ao mês. 

De acordo com a secretária municipal de Ambiente, Maria Silvia Cebusqui, desde que o contrato com a empresa que prestava este serviço venceu no início de maio, uma nova contratação está na dependência de novo processo licitatório. Porém, ela não tem informações de quando isso poderá acontecer.

“O contrato venceu no início de maio e até agora não foi aberta nova licitação. Não sei dizer quais são os entraves, pois é um assunto específico do departamento de licitações da prefeitura. Mas em abril, antes de vencer o contrato, já havíamos solicitado uma licitação com o termo de referência nos mesmos moldes do que foi licitado em anos anteriores. No começo de junho nos mandaram alguns questionamentos que respondemos há alguns dias. Mas a questão do tempo e como vai ser feito, não tenho conhecimento”, afirmou em entrevista à Rádio Paiquerê AM.

Por não possuir caminhão para recolhimento e nem local para deixar os animais, o serviço não está mais sendo prestado pela Secretaria Municipal de Ambiente (Sema). a secretária afirmou que alguns fiscais acabam indo até o local quando há alguma demanda. “Quando recebemos denúncia de animais soltos, nossos fiscais vão até o local e tentam identificar os tutores, notificando-os a retirar os animais, não deixando-os em área pública”, ressaltou.

Fonte: O Diário

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.