RN caraubas calazar 01 thumb

Prefeitura faz vacinação de cachorros contra a leishmaniose (calazar) em Caraúbas/RN

Por Gidel de Morais 

RN caraubas calazar 01

A Secretaria Municipal de Saúde faz trabalho de prevenção e combate a leishmaniose (calazar) através da vacinação de animais domésticos nas residências de Caraúbas/RN.

Os agentes de endemias juntamente com os veterinários Lamarck Gumaia e Fernando Júnior estão trabalhando para que o município seja isento da doença que atinge cães, e evitar qualquer epidemia entre o “amigo do homem”.

A partir das estatísticas do ano de 2013, Caraúbas foi uma das primeiras cidades da região oeste a terminar o ciclo estipulado pelo Ministério da Saúde. Este ano a Prefeitura Municipal continua desempenhando o trabalho o de orientação educacional sobre o assunto, e exames clínicos e laboratoriais com as coletas de sangue para o diagnóstico.

Os principais sinais da doença são ferimentos sem cicatrização, crescimento do fígado e baço, febre, falta de apetite e o emagrecimento. Para solicitar ou denunciar qualquer caso da doença, e outros problemas de saúde pública, a Secretaria de Saúde disponibiliza o número para contato: (84) 3337-2493.

Fonte: Icém Caraúbas

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.