Prefeitura fecha acordo com a UFMT para proteção de capivaras em parques de Cuiabá, MT

Prefeitura fecha acordo com a UFMT para proteção de capivaras em parques de Cuiabá, MT
Medida visa estudar e proteger animais.

A prefeitura de Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) celebraram um termo de cooperação de manejo das capivaras, que vivem nos parques das Águas e Tia Nair. A medida foi motivada pelos constantes acidentes envolvendo os animais nos entornos dos parques municipais.

As medidas previstas no plano de ação preveem a implantação de grades nos equipamentos públicos, projeto de redução de conflitos, elaboração de relatórios técnicos, enumeração de locais de maior risco de colisão entre animais e veículos, no perímetro urbano, e estudo populacional.

“Presenciamos constantemente acidentes e óbitos desses animais na cidade. Com esse enfoque, criamos uma parceria com a UFMT, para adotar providências cabíveis e contribuir no campo educacional de pesquisas também”, disse o secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento.

O acordo tem validade de dois anos, mas pode ser prorrogado. Durante a vigência do termo de cooperação, as partes trabalharão para garantir a preservação e a estabilidade das áreas utilizadas em experimentos nesse período.

Por Aparecido do Carmo

Fonte: Repórter MT

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.