Prefeitura inaugura nova Unidade de Saúde Animal no Balneário Meia Ponte em Goiânia, GO

Prefeitura inaugura nova Unidade de Saúde Animal no Balneário Meia Ponte em Goiânia, GO
Unidade tem inauguração marcada para esta sexta. (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Será inaugurada na tarde desta sexta-feira (13), às 16h, a nova Unidade Ambiental de Saúde e Bem-Estar Animal, no local do antigo Centro de Zoonoses, no Setor Balneário Meia Ponte.

Conforme a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), inicialmente serão atendidos 30 animais por dia, com consultas, suturas, aplicação de medicamentos e outros procedimentos. Se houver casos de doenças infecciosas de notificação obrigatória, com riscos para a saúde humana, o animal será encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses. Todos os procedimentos são feitos em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para o prefeito Iris Rezende, o cuidado médico com os pets é fundamental, uma vez que “passaram a fazer parte de muitas famílias. O presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, diz que a unidade “oferecerá tratamento gratuito aos animais domésticos das pessoas  de baixa renda comprovadas pelo CAD único, ou seja, sem recurso para custear o tratamento do seu animal”.

Marques Neto diz que o órgão, além de oferecer atendimento médico veterinário aos animais na unidade, vai também trabalhar com a guarda responsável.

“Quando se realiza a posse responsável, além de possibilitar o controle populacional dos animais, evitamos Zoonoses, como a ‘raiva’ e a ‘leishmaniose’, que podem ser transmitidas às pessoas pelos animais”. Diante disso, serão desenvolvidas pela Amma ações educativas visando à sensibilização das pessoas sobre a importância da prática da tutela responsável, campanhas e feiras de adoção e a fiscalização para combater maus-tratos e o abandono de animais.

Fonte: Diário de Goiás

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.