Prefeitura já realizou 1.736 castrações neste ano em Ribeirão Preto, SP

A Coordenadoria de Bem Estar Animal, órgão ligado à Secretaria da Casa Civil de Ribeirão Preto, já contabiliza 1.736 castrações em animais domésticos no município desde o início do ano. Destes, 1.015 foram esterilizados na própria Coordenadoria e 721 pelo Castramóvel, que iniciou suas atividades em março.

“A castração de cães e gatos é a única alternativa para a diminuição do abandono e doenças. Cabe a cada cidadão a responsabilidade de cuidar e zelar pela saúde e bem-estar de seus animais e evitar que eles procriem indiscriminadamente. O abandono é crime”, declarou Stefânia Dallas, responsável pela Coordenadoria de Bem Estar Animal.

O órgão foi criado em fevereiro do ano passado, após uma remodelação no Centro de Controle de Zoonoses, com a finalidade de realizar um trabalho educativo junto à sociedade civil para a conscientização do bem estar animal, atendendo aos cinco princípios básicos de liberdade, e promover e conscientizar a sociedade sobre a guarda responsável.

Os eventos de adoção são permanentes. De janeiro até o momento, 100 animais foram doados. Os interessados em adotar um peludo devem se apresentar pessoalmente no órgão, localizado na Avenida Eduardo Andréa Matarazzo, 4.255, das 9h às 17h, com cópia do RG, CPF e comprovante de residência recente. No caso dos animais de grande porte, um técnico do setor faz uma vistoria no local em que o animal ficará abrigado para verificar se é adequado.

Todos os animais alojados na Coordenadoria são vermifugados, castrados, microchipados e vacinados. A Coordenadoria de Bem Estar Animal mantém uma página no facebook, que traz não apenas os animais disponíveis para adoção, como também tem dicas para cuidar de um pet. O endereço é https://www.facebook.com/BemEstarAnimalRP.

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto / Ribeirão Preto Online

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.