Prefeitura lança cartilhas de proteção animal em Itapevi, SP

Prefeitura lança cartilhas de proteção animal em Itapevi, SP

Material será distribuído nas escolas municipais para orientar crianças sobre cuidados com animais domésticos e silvestres

A Prefeitura de Itapevi lança, na próxima quarta-feira (11), duas cartilhas de proteção animal e de crimes ambientais para conscientizar alunos das escolas públicas e particulares sobre guarda responsável de animais domésticos na comunidade.

A ação será realizada na Câmara Municipal (Rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80, Vila Nova Itapevi), às 9h, e integra o Projeto Ler, Educar e Preservar, credenciado pelo IBAMA, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Itapevi. Foram impressas 20 mil exemplares de cada, o projeto contou com o patrocínio de empresas da cidade.

As cartilhas são destinadas a alunos de escolas públicas e particulares do 3º ano do Ensino Fundamental de Itapevi e têm como objetivo conscientizar as crianças sobre a necessidade de preservar, respeitar e cuidar do planeta, em especial nas ações que envolvam a defesa e proteção animal.

A cartilha de crimes ambientais foi elaborada, em linguagem acessível para estudantes, pela equipe do Projeto Ler, Educar e Preservar. Já a de proteção animal foi elaborada pela secretaria municipal e tem como personagem principal o cão Max, mascote das ações realizadas no município e que foi batizado pelos alunos da rede municipal de ensino.

Durante o evento de lançamento, a palestra “Guarda Responsável” será ministrada pela médica veterinária Cátia Costacurta para o público presente que será composto por alunos, educadores, autoridades e empresários da cidade.

As cartilhas serão distribuídas nas unidades escolares para que os professores dos 3º anos trabalhem pedagogicamente o tema em sala de aula. Além disso, funcionários do Departamento de Defesa e Proteção Animal de Itapevi irão visitar as escolas para apresentar uma peça teatral com o mesmo tema.

Ao fim das atividades, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados em exposição aberta a toda a comunidade local.

Programa Me Leva Pra Casa

O programa Me Leva Pra Casa é um serviço de adoção responsável disponível à toda população de Itapevi. Os interessados podem comparecer à Divisão de Controle e Proteção Animal (DCPA) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e escolher um animal no catálogo, que fica na Rua Heloisa Hideko Koba, 21, na Vila Nova Itapevi.

Mais informações sobre o processo de adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862.

Balanço

Em 2019, foram doados 132 animais, sendo 89 cães e 43 gatos no programa de adoção responsável da Prefeitura. Esse número representa um aumento de 159% em relação ao total de animais adotados em 2018, quando foram entregues para adoção 51 bichinhos, sendo 47 cães e quatro gatos.

Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, em 2019, foram resgatados cerca de 560 animais abandonados em Itapevi. Desde total, cerca de 6% foram de animais de grande porte, como cavalos, e o restante de porte pequeno, como cães e gatos.

Fonte: Prefeitura de Itapevi

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.