Prefeitura proíbe carroças de circular das 10h às 17h em Livramento, RS

Prefeitura proíbe carroças de circular das 10h às 17h em Livramento, RS

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento publicou, nessa segunda-feira (26), um decreto que proíbe o trânsito de veículos de tração animal (carroças) no perímetro urbano do município. A determinação vale das 10h às 17h.

Segundo a publicação, a medida se fez necessária “devido as altas temperaturas” e objetiva combater os maus-tratos aos animais.

No caso de descumprimento destes horários, a carroça será recolhida pela autoridade competente e somente poderá ser retirada mediante o pagamento de 01 URFM (Unidade de Referência Fiscal Municipal).

Por Yuri Cardoso

Fonte: A Plateia


Nota do Olhar Animal: Os maus-tratos não se resumem à exposição dos animais ao sol quente. O mero uso de embocadura, por exemplo, já representa maus-tratos (vide matéria abaixo). No mais, as atividades relacionadas ao uso dos cavalos para tração não geram renda suficiente para que os tutores mantenham cuidados básicos, com visitas regulares de veterinários, alimentação adequada, suplementos, etc., que minimizem os impactos da exploração e, ao mesmo tempo, gerem recursos para sustentar uma família. O que, aliás, acaba condenando o próprio tutor a uma eterna condição de miserabilidade. Ou seja, o uso dos cavalos para tração deve ser banido, substituindo-se a tração animal por outras ou requalificando os carroceiros para outras atividades profissionais.

Freio na boca do cavalo serve para quê? Explicações de Alexander Nevzorov

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.