Prefeitura vai iniciar projeto para transformar CCZ em hospital público veterinário

Prefeitura vai iniciar projeto para transformar CCZ em hospital público veterinário

O prefeito Duílio de Castro recebeu, na manhã desta segunda-feira, 7 de março, o deputado estadual Osvaldo Lopes em uma visita ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura. O encontro teve como foco melhorias consideráveis que serão implementadas brevemente e que serão o primeiro passo para transformar a unidade em um hospital público veterinário.

As obras previstas pela Prefeitura serão iniciadas com o apoio de uma emenda parlamentar do deputado Osvaldo Lopes de R$ 530 mil. A reunião foi acompanhada pela coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira, e também por defensores da causa animal em Sete Lagoas. O principal objetivo foi detalhar o projeto da Prefeitura que já será colocado em prática.

“Agradeço ao deputado Osvaldo Lopes por essa destinação do seu mandato. Com esses recursos e ainda uma complementação da Prefeitura vamos fazer uma reforma completa do canil, o primeiro passo para transformar o CCZ no tão sonhado hospital veterinário”, comentou o prefeito Duílio de Castro.

Deputado Osvaldo Lopes, prefeito Duílio de Castro, coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira, e os defensores da causa animal Éder e Valéria.
Deputado Osvaldo Lopes, prefeito Duílio de Castro, coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira, e os defensores da causa animal Éder e Valéria.

Ativista de destaque da causa animal, o deputado Osvaldo Lopes aprovou o projeto e as ideias apresentadas pelo prefeito Duílio de Castro. “A Prefeitura de Sete Lagoas está desenvolvendo um trabalho humano maravilhoso, resgatando os animais de rua. Fiquei muito satisfeito da proposta de investimento da emenda que enviei para destinação nesta unidade. Em breve teremos um hospital veterinário para atender à população de baixa renda e aos protetores independentes. Tenho orgulho de fazer parte de um projeto que deixará um grande legado”, declarou Osvaldo Lopes.

O CCZ está se preparando para mudar de patamar. A proposta da Prefeitura é criar a oportunidade de receber demandas diretamente do público externo e aumentar ainda mais sua gama de prestação de serviços. “A estrutura do CCZ é muito antiga, um modelo que não é mais usado. A necessidade dessa reforma é muito grande. Com esta reforma vamos criar uma estrutura de internação, teremos um espaço para isolar animais com doenças contagiosas, duas salas de atendimento e vamos dobrar o número de canis para maternidade. A ideia é começar a disponibilizar o atendimento veterinário à população”, explicou Patrícia Silveira.

Durante o encontro, os protetores da causa animal também apresentaram ideias para a atuação da Prefeitura na área. Também foram apresentadas outras propostas de melhorias no CCZ e ainda um balanço de serviços realizados em 2021, quando foram realizadas mais de 2.300 castrações gratuitas, cerca de 1.200 resgates e 650 animais foram encaminhados para adoção, sem falar no Castramóvel, que estará nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de março, terças e quartas-feiras, no Cramam Municipal (R. das Dálias, 483 – Montreal), de 08h às 16h.

Fonte: Prefeitura de Sete Lagoas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.