Também está sendo criado o Departamento do Bem-Estar Animal

Prefeitura vai oferecer castração animal gratuita em Angra dos Reis, RJ

“Angra vai virar referência no bem-estar animal”, assim o secretário executivo de Meio Ambiente iniciou a sua fala na cerimônia, comandada pelo prefeito, que marcou as assinaturas da ordem de serviço de castração animal no município e do Projeto de Lei que cria o Departamento do Bem-Estar Animal. O evento ocorreu na tarde de sexta-feira (9), no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara.

O Departamento do Bem-Estar Animal será ligado à Secretaria Executiva de Meio Ambiente e vai ser o responsável pelo serviço de castração social e outras ações ligadas à proteção dos animais. Para a oficialização do setor é necessária que a Câmara Municipal de Angra dos Reis aprove o Projeto de Lei que será enviado pela Prefeitura solicitando a permissão para as alterações em sua estrutura.
Enquanto o Meio Ambiente está acertando um processo licitatório, foi realizada uma contratação direta de castração animal, utilizando verba do Fundo Municipal de Meio Ambiente. As cirurgias ficarão por conta de uma clínica veterinária da cidade e a prioridade será dos animais de rua.

A veterinária responsável pelo novo departamento que está sendo criado explicou que para o sucesso das castrações, será criado um cadastro dos animais, com fotos e descrições detalhadas sobre eles, incluindo as localidades onde costumam ficar. No pós-operatório os animais serão acolhidos nas casas de protetores que estão sendo cadastrados pela Prefeitura.

– De todos os trabalhos que desenvolvemos, esse é o mais importante. Como a vereadora disse, esse é o pontapé inicial e uma ação muito importante. Vamos mostrar para a sociedade de Angra que existe respeito sim, que existe interesse sim pela causa animal. Para que tudo de certo, contamos com o apoio de todos os protetores – afirmou o secretário executivo de Meio Ambiente.

A presidente da Comissão da Câmara de Proteção e Defesa dos Diretos dos Animais destacou a importância que a causa vem tendo por parte da Prefeitura e do Legislativo.

– Quero agradecer de coração ao Prefeito por esse olhar carinhoso com os animais. Esse é o pontapé inicial de muitas coisas boas que virão para nossos peludinhos – frisou a parlamentar que estava na companhia da vice-presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais e da presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O prefeito agradeceu o empenho e cobranças por parte dos protetores dos animais, pois, segundo ele, isso propiciou as melhorias apresentadas hoje.

– Vocês nos mostraram o caminho que deveríamos seguir, por isso quero agradecer o trabalho de vocês, o trabalho das redes sociais que também é importantíssimo para que a gente possa avançar, evoluir. Foi o movimento de vocês que tornou possível esse ato importante que estamos realizando hoje. Que a gente possa continuar interagindo e ampliando o atendimento aos animais em Angra dos Reis – disse o prefeito.

Diversos protetores estiveram presentes na cerimônia e eles aproveitaram a ocasião para entregar ao prefeito um abaixo-assinado com cerca de seis mil assinaturas solicitando as castrações gratuitas dos animais, que agora vão virar realidade.

– Estou feliz, sei que esse é o pontapé inicial, mas se continuarmos cobrando, vamos conseguir mais avanços – destacou uma das protetoras.

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente também está em busca de doações. As pessoas interessadas em contribuir com a causa animal e doar cirurgias de castrações podem ligar para o telefone (24) 33654435, que também é utilizado para tirar as dúvidas da população sobre o assunto.

Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.