Visita aos cães adotados do Canil Municipal de Esteio, RS

Prefeitura visita cães adotados do Canil Municipal de Esteio, RS

Com o objetivo de vistoriar as condições de cachorros adotados entre 2018 e este ano, a Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Esteio visitou ontem (2), residências que receberam cinco cãezinhos do Canil Municipal. A coordenadora do órgão, Luciane Baretta, conversou com os responsáveis pelos bichinhos e observou questões como o local onde eles ficam, cuidados com a saúde e alimentação, entre outras exigências da secretaria, visando a questão da adoção responsável.

Um dos locais visitados foi a casa da aposentada Cleuza de Andrade Santos, 66 anos. Em maio deste ano, ela decidiu ter em sua casa um animalzinho para ter uma companhia. “Inicialmente, pensei em ir diretamente em lojas de animais e escolher um cãozinho. Mas uma vizinha me sugeriu ir até o Canil Municipal, pois adotar é melhor do que comprar”, contou. “Agendei uma visita com o Bem-Estar Animal e, no dia que fui até o canil, muitos cachorros simpatizaram comigo. Mas a que mais me chamou a atenção foi uma cadelinha encolhida e em um cantinho, e foi ela que escolhi, a Laika”, descreveu a moradora da Rua Soledade.

Cleuza falou que no primeiro dia Laika chegou desconfiada. “Ela não se sentiu à vontade logo de cara, mas aos poucos foi se soltando”, explicou. “A companhia desta cadelinha era o que eu precisava. Dou todo o meu amor a ela, converso bastante, dou as comidinhas que ela gosta. Não poderia ter escolhido uma companheira melhor e mais educada”, concluiu.

A pouca distância dali, na Rua Pelotas, mora a Preta Zoreia, adotada neste ano pelo mecânico Luiz Carlos Carazai, 61 anos. “É uma alegria ter ela na oficina. Todos os dias ela faz festa para receber os funcionários e os nossos clientes”, falou. Além de Zoreia, Luiz tem ainda outras duas cadelinhas, Pedrita e Benegueba, ambas adotadas no canil há anos. “Sempre optamos por cachorros do Canil Municipal pois eles já vêm castrados e já se conhecem há muito tempo, então sempre se darão bem”, argumentou.

Recentemente, mais de dez cachorros foram adotados no Canil Municipal. As visitas terão sequência nas próximas semanas, sem aviso prévio. “É lindo promover este retorno e ter a certeza de que eles estão bem. Porém, em caso de cachorros que não estiverem 100% conforme exigimos, o dono será notificado para dar os cuidados adequados. Caso não o façam, o animal será recolhido”, informou Luciane.

Fotos: Luciana Abdur

Adote um bichinho do Canil Municipal

Mais de 50 cães adultos do Canil Municipal de Esteio, mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), aguardam por um novo cuidador que os leve para um lar cheio de amor e de carinho. Todos são castrados e possuem identificação por microchip subcutâneo. O espaço está operando em sua capacidade máxima, em função da falta de responsabilidade de pessoas que adotam animais sem pensar nos cuidados necessários para mantê-los e depois acabam abandonando-os pela cidade. Um crime, segundo a legislação federal, sujeito a multas e até prisão de três meses a um ano.

Quem estiver pensando em ter um bichinho de estimação deve, antes de tudo, pensar em uma série de questões relacionadas à adoção responsável. Por exemplo, onde o animalzinho ficará? Ele terá um espaço adequado para correr e brincar? Há condições de fazer a castração dele? Quem assumirá as responsabilidades de vacinas, medicamentos e alimentação? A família poderá ficar com ele por 15 anos? Quem cuidará dele em caso de viagens?

Após essa reflexão, a sugestão é que as pessoas optem pelo acolhimento a bichinhos abandonados que estão em canis. O Canil Municipal de Esteio, mantido e operado pela Prefeitura, fica na Av. Luiz Pasteur, 7275, Bairro Três Marias, junto ao Galpão da Cootre (veja o mapa) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção.

Quem quiser conhecer quais cachorros estão aguardando adoção pode acessar o site do Catioro Go! (www.esteio.rs.gov.br/catioro/). A página, lançada pela Administração Municipal em 2016, pode ser acessada em computadores, tablets e smartphones e traz a foto, o nome e o sexo do cachorrinho. Para adotar pelo site, basta clicar em “Capturar Catioro” e fazer o login em uma conta do Facebook. Após, a pessoa terá sete dias para buscar o cãozinho no Canil Municipal. Caso passe o prazo, o cachorrinho voltará para a página e ficará disponível para adoção por outra pessoa.

Fonte: Revista News 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.