Italia cidades proibem fogos rojoes2

Prefeituras de 850 cidades italianas proíbem rojões e fogos de final de ano

Por Fernanda Massarotto

Tudo por uma boa causa. À meia-noite do dia 1º de janeiro, o estardalhaço dos fogos de artifício e dos rojões não irão iluminar o céu de 850 cidades na Itália. A razão pode ser considerada estapafúrdia, mas, em um país onde os animais domésticos chegam a receber até herança, a decisão foi recebida com aplausos.

De Bolonha a Pescara, de Ancona a Reggio Calabria, passando por Siena, na Toscana, subindo os alpes, em Cortina, e chegando aos mares da Sardenha e Sicília: o ano de 2016 será comemorado tranquilamente. Seguindo a onda animalista, até Milão resolveu adotar a medida por dois motivos: não assustar os bichanos e não poluir ainda mais o ar da cidade, que teve que proibir o tráfego por três dias devido à péssima qualidade do ar.

Italia cidades proibem fogos rojoes

O barulho causado pelos rojões e fogos de artifício já causaram mortes entre animais e fazem com que os mesmos se assustem a ponto de adoecerem. Há mais de uma semana, algumas associações lançaram uma campanha para sensibilizar as prefeituras e os moradores sobre o perigo dos fogos de artifício para a saúde dos animais.

“Sabemos que é um dia de festa, mas os rojões e fogos de artifício significam um momento de tortura para os animais devido à capacidade auditiva deles. Os cães, por exemplo, conseguem detectar sons quatro vezes mais distantes que o ser humano”, explicam os representantes da Liga Nacional de Defesa do Cão.

Italia cidades proibem fogos rojoes3

A sensibilidade das administrações municipais em relação ao tema chegou a surpreender muitas instituições. Muitos prefeitos chegaram a determinar pesadas multas para quem infringir a medida: quem resolver desobedecer poderá pagar de 20 a 500 euros (cerca de R$ 85 a R$ 2.125). E em tempos de mídias sociais, no Facebook, Twitter e Instagram, a hastagh #Bastarojao, organizada pela YouAnimal.it, conquistou os internautas. A bicharada agradece!

Italia cidades proibem fogos rojoes4

Fonte: O Globo 

Nota do Olhar Animal: Só consideraria “estapafúrdia” a notícia (como indicado na matéria) apenas alguém com profundo desconhecimento sobre o atual estágio da luta em defesa dos interesses e dos direitos dos animais. Ou, claro, aquele que discordasse da atenção dada aos bichos. Mas a notícia é auspiciosa. Que a ideia se alastre pela Itália e pelo mundo. No Brasil, cidades paulistas se abstiveram de comemorações com fogos de artifício na virada do ano, justificando a decisão como sendo tomada também em respeito aos animais. 

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.