PRF apreende animal silvestre sendo transportado ilegalmente em Marabá, PA

PRF apreende animal silvestre sendo transportado ilegalmente em Marabá, PA

A ação ocorreu na manhã do último domingo(18), quando a equipe da PRF que fiscalizava no KM 323 da BR 155 em Marabá, abordou veículo Gm/ Prisma Maxx de cor prata. Durante a fiscalização, a equipe verificou a existência de uma ave silvestre do tipo Curió sendo transportada sem a anilha, que é um anel de identificação fornecido pelo IBAMA, que atesta nascimento da ave em cativeiro com o objetivo de combater o seu tráfico interestadual.

O condutor do veículo foi enquadrado no crime previsto no artigo 29 da lei de crimes ambientais(lei 9.605/98) por transportar espécime da fauna silvestre sem autorização/licença do órgão ambiental competente e foi liberado após assinatura de termo circunstanciado de ocorrência.

A obtenção ou transporte de qualquer espécime silvestre está sujeita a autorização prévia do IBAMA e quem desobedecer este preceito estará sujeito às penas previstas em lei, que vão desde prestação de serviços à comunidade até recolhimento domiciliar, conforme a gravidade de cada caso.

Fonte: Cenário MT

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.