PRF encontra mais de 100 pássaros transportados dentro do bagageiro de ônibus na BR-153, em Porangatu, GO; vídeo

PRF encontra mais de 100 pássaros transportados dentro do bagageiro de ônibus na BR-153, em Porangatu, GO; vídeo
PRF encontra mais de 100 pássaros exóticos no bagageiro de um ônibus, em Goiás. Foto: Divugação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou 122 pássaros exóticos após uma fiscalização em um ônibus, em Porangatu, no norte de Goiás. De acordo com a PRF, os animais ameaçados de extinção foram achados em seis gaiolas dentro do bagageiro do veículo (veja a apreensão no vídeo).

As aves foram encontradas na última quinta-feira (29) durante uma fiscalização de rotina na BR-153. O motorista, de 40 anos, informou que o ônibus saiu de Palmas, Tocantins, e tinha como destino Goiânia. Foram resgatados animais de duas espécies silvestres, curió (Sporophila angolensis) e coleirinho (Sporophila caerulencens).
Como as corporações não divulgaram a identidade do suspeito, o G1 não conseguiu localizar a defesa dele para que se posicione.

VÍDEO: PRF encontra mais de 100 pássaros exóticos no bagageiro de um ônibus, em Porangatu

As aves foram encaminhadas para reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Goiânia. De acordo com o biólogo Edson Abrão, ambas as espécies estão ameaçadas de extinção principalmente pelo tráfico de animais.

“Esses animais são da região do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Infelizmente estão em risco de extinção pela alta procura de colecionadores que se interessam pelos animais que têm o canto bonito, o que torna seu valor alto no comércio ilegal”, explicou.

O suspeito foi identificado como proprietário das gaiolas e, conforme a corporação, por transportar as aves de forma irregular e em condições consideradas inadequadas, o responsável pelos pássaros assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), foi liberado e deve responder em liberdade por crime ambiental.

“O Ibama não autoriza o comércio desses animais. Se criados, precisam ser mantidos em gaiolas maiores, muito bem alimentados e em um ambiente quente”, explicou Abrão.

O G1 tentou contato com o Centro de Triagem de Animais Silvestres entre às 7h e 8h20 para saber sobre o destino dos animais e para onde serão encaminhados, mas não obteve retorno.

Animais considerados em extinção foram encontrados no bagageiro de ônibus, em Goiás. Foto: Divulgação/PRF
Animais considerados em extinção foram encontrados no bagageiro de ônibus, em Goiás. Foto: Divulgação/PRF

Por Gabriella Reis, G1 GO

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.