PRF flagra crime e resgata animais silvestres em Itabuna, BA

PRF flagra crime e resgata animais silvestres em Itabuna, BA
Pássaros de diversas espécies da fauna brasileira foram resgatados às margens da BR 101

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram 13 pássaros silvestres na BR 101, trecho do município baiano de Itabuna (BA).

O primeiro flagrante ocorreu na manhã de ontem (07), por volta das 09h30, durante deslocamento da equipe pelo semi anel viário de Itabuna, quando os policiais avistaram às margens da rodovia algumas gaiolas e alçapões pendurados em cercados em área da zona rural.

Após averiguação, ficou constatado que se tratava de aves silvestres sem anilhas, portanto sem autorização dos órgãos ambientais. No local não foi localizado o responsável pela captura dos pássaros.

Já por volta das 12h20, durante ronda pelo Km 506, da BR 101 os agentes avistaram gaiolas penduradas em uma área externa de um estabelecimento comercial onde uma borracharia. Ao se aproximarem constaram que duas aves silvestres eram mantidas presas.

Ao ser realizada busca na parte interna do estabelecimento foram encontradas mais cinco aves, todas presas em gaiolas. Os pássaros resgatados são das espécies conhecidas popularmente por sabiás-laranjeiras, gralha cancão, curió e baiano.

O proprietário da borracharia, um homem de 52 anos, não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais. Ao ser questionado informou que recebeu as aves de terceiros que não mais queriam ter os animais, e que estes seriam soltos em sua propriedade rural.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do conduzido, que responderá na Justiça por crime ambiental previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros resgatados foram encaminhados ao órgão ambiental a fim de serem adotadas as medidas cabíveis.

Fonte: Portal Serrolândia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.