PRF flagra passageiro transportando animais silvestres em porta-malas de táxi em Santarém, PA

PRF flagra passageiro transportando animais silvestres em porta-malas de táxi em Santarém, PA

Na noite de quarta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou três pássaros silvestres, similares a periquitos da família psittacidae, durante fiscalização à um táxi, no km 995 da BR-163, em Santarém.

De acordo com a PRF, o taxista transportava um passageiro de Santarém a Belterra. Após conferência da documentação do veículo e do motorista, foi solicitado ao condutor a abertura do porta-malas para conferência dos equipamentos obrigatórios ali contidos.

Na fiscalização veicular foram encontrados, em uma caixa de papelão furada e envolvida por um saco plástico preto, três animais silvestres. O passageiro assumiu que era o dono dos animais e que os encontrara na floresta, na região de Serra Azul, em Monte Alegre, onde trabalha como operador de motosserra. Afirmou ainda, que iria levá-los para serem criados em sua residência, em Belterra.

Contudo, o suspeito não possui autorização para criação amadorista de passeriformes silvestres nativos (sem registro no SISPASS), consequentemente, os animais também não possuem anilhas de controle.

Diante dos fatos, o passageiro assinou um Termo Circunstanciado de ocorrência (TCO) com base na Lei 9.605/1998, a qual dispõe o crime de matar, perseguir, caçar, apanhar e vender espécimes da fauna silvestre.

Os pássaros foram encaminhados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém.

Fonte: O Impacto

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.