PRF prende homem transportando ave ameaçada de extinção em Rondônia

PRF prende homem transportando ave ameaçada de extinção em Rondônia
Homem foi encaminhado a Central de Flagrantes da Polícia Civil em Porto Velho (Foto: PRF)

Um homem foi preso, por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), BR-319, na manhã desta quinta-feira (1º) com dois pássaros da espécie curió, presos em gaiola. Segundo a PRF, o homem transitava a pé no quilômetro 58 da rodovia, próximo a Porto Velho, quando foi avistado com as duas gaiolas na mão. Quando ele percebeu a presença da viatura tentou fugir, mas foi alcançado logo em seguida. Os animais não apresentavam ferimentos aparentes.

Abordado, ele não apresentou documento de identificação nem tão pouco documento para o porte legal dos pássaros. Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada para a Central de Flagrantes na capital rondoniense e deve responder pelo crime de transporte ilegal de animais previsto no artigo 29 da lei de crimes ambientais.

Curiosidades

O curió é uma das espécies de pássaros que constam na lista dos animais ameaçados de extinção, devido a caça predatória, gananciosa, e a destruição de seus ambientes naturais. A espécie mede 13 cm de comprimento e tem a cor marrom nos primeiros dias de vida. Depois de completar 420 dias, as penas ficam pretas com apenas uma pequena mancha branca na asa e a barriga e peito ficam na cor vinho. A fêmea é marrom com um tom mais claro no peito mesmo quando adulta.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.