PRF resgata três filhotes de periquitos que estavam sendo traficados no Pará

PRF resgata três filhotes de periquitos que estavam sendo traficados no Pará
Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou na última quarta-feira, 14, por volta das 19h15, três animais silvestres, no km 995 da BR-163, no município de Santarém, no Pará.

Durante fiscalização de rotina, a equipe PRF abordou um veículo tipo táxi, o qual fazia o transporte de um passageiro de Santarém, para o município de Belterra, também no Pará. Após conferência da documentação dos ocupantes e do próprio veículo junto aos sistemas, solicitou-se a abertura do porta-malas para verificação de equipamentos obrigatórios. Ali, foram encontrados três animais silvestres da família Psittacidae, parecidos com periquitos, em um saco de plástico preto, dentro de uma caixa de papelão.

Dessa forma, o passageiro se identificou como proprietário dos referidos animais, retirados por ele do habitat natural da região de Serra Azul, no município de Monte Alegre, no Pará. Ainda confessou que eles seriam criados em sua residência, no entanto, não apresentou nenhuma documentação, sobretudo a que autorizasse a criação amadora de passeriformes da fauna silvestre brasileira junto ao Ibama. Consequentemente, as aves não possuíam anilhamento de controle.

Diante dos fatos, o passageiro foi enquadrado, em tese, por crime ambiental e as aves foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém.

Fonte: Roma News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.