PRF resgatou pássaros silvestres transportados em situação de maus-tratos em Barreiras, BA

PRF resgatou pássaros silvestres transportados em situação de maus-tratos em Barreiras, BA
Reprodução | PRF

Dois pássaros silvestres foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta quarta-feira (4), em Barreiras, no extremo-oeste baiano.

O flagrante aconteceu durante fiscalização na BR-135, durante abordagem a um Hyundai/Creta, com placas de São Paulo. Após solicitarem os documentos dos ocupantes do veículo, os policiais revistaram o carro e encontraram dois cardeais aprisionados em uma pequena caixa de madeira.

Segundo a PRF, as aves eram transportadas de forma precária e em ambiente escuro sem água e ventilação, configurando, além de tráfico de animais silvestres, uma situação também de maus-tratos.

O motorista confirmou aos policiais que não tinha autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte. Ele disse também que saiu da cidade de São José do Piauí (PI) e tinha como destino o estado de São Paulo.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98, com os agravantes previstos na normativa.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inema) de Barreiras, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

A PRF alertou que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres.

Por Tiago Marques

Fonte: Agência Sertão

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.