RS POA seda castracoes H

Primeira ação da Seda em 2016 realiza 150 castrações em Porto Alegre, RS

Por Ari Teixeira

RS POA seda castracoes

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), retomou nesta segunda-feira, 4, o atendimento aos animais de moradores das comunidades próximas à avenida Voluntários da Pátria. Na primeira quinzena de dezembro, os animais receberam avaliação clínica e as primeiras doses de vacinas. Nesta segunda etapa, além das vacinas, foram agendadas as castrações para 150 animais, do total de 180 examinados. A ação foi realizada em parceria com a ONG Vila dos Peludos.

A castração é fundamental para a redução da população animal em Porto Alegre, e também representa um fator de qualidade de vida para os animais. Mesmo assim, pessoas como o morador Aelton Brito se mostraram resistentes à esterilização, temendo que fosse prejudicial aos animais. Ele é proprietário do Alemão, o pitbull guardião da casa. Mas quando soube que seu cão não perderia seu perfil, com a vantagem de evitar para sempre problemas de próstata, por exemplo, aceitou confirmar a castração. Coordenaram as atividades as médicas veterinárias Kátia Lima e Danielle Meurer.

Elizete Bretin, da ONG Vila dos Peludos, considerou positivo o número de animais confirmados para serem castrados. “Vamos trabalhar ainda mais na região para sensibilizar as pessoas”, disse. A Seda disponibilizou, em 2015, um total de 5.564 atendimentos veterinários para cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade. Deste total, 3.411 foram destinados especificamente à esterilização.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.