Primeiro final de semana de setembro teve feira de adoção de animais no 'Rua de Todos' em Belém, PA

Primeiro final de semana de setembro teve feira de adoção de animais no ‘Rua de Todos’ em Belém, PA

Uma das principais avenidas de Belém, a Visconde de Souza Franco, a Doca, recebeu neste primeiro domingo, 02, de setembro, uma edição inédita da Feira de Adoção de Cães e Gatos e de vacinação antirrábica, no projeto “Rua de Todos”.

A 32ª Feira de Adoção de Cães e Gatos é uma ação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e levou para o espaço, cerca de 30 animais entre cães e gatos à espera de um novo lar.

“O domingo é sempre uma boa opção para passear com a família, e com esse novo espaço que a cidade ganhou [Rua de Todos] a gente aproveitou, quando chegamos aqui fomos surpreendidas com essa feira de adoção. Minha filha que é louca por cachorro, me convenceu a adotar um”, contou a autônoma Maria de Andrade Santos, 60 anos. “A ‘Melinda’ agora vai para a nossa casa, fazer a festa dessa garotada”, completou a autônoma que foi a primeira a adotar um cachorrinho neste domingo.

Outra cachorrinha que ganhou um novo lar, e também um novo nome, foi a ‘Fran’, de aproximadamente três meses, que curiosamente foi adotada por um Guarda Municipal de Belém, do Grupamento de Ronda da Capital (Rondac). O guarda Elton Moraes se encantou pelo animal e afirmou que o grupo já estava em busca de mais ‘um companheiro’ para integrar o grupamento de Cães da Guarda. “A gente é apaixonado por esses cachorros, e como já era uma ideia nossa adotar mais um cachorro para os treinamentos, a ‘Fran’ foi a que mais cativou”, declarou.

As ações do CCZ iniciaram às 8h e seguiram até às 12h com a feira de adoção e também, com a vacinação antirrábica. “Esta foi a primeira vez que trouxemos as ações do Zoonoses para dentro do projeto Rua de Todos, e, ao que tudo indica, temos grande chance de ganhar um espaço para que isto vire rotina mensal, pois estamos trazendo além dos bichinhos para adoção, os serviços de vacina”, enfatizou o coordenador do CCZ, Altevir Lopes.

Democracia – O projeto “Rua de Todos”, idealizado pela Prefeitura de Belém, por meio das secretariais municipais, surgiu com a proposta de proporcionar, aos domingos, sempre das 7h às 20h, um espaço de diversão para a população, onde é possível passear de bicicletas e patins, com espaço para crianças, áreas para a prática esportiva, venda de alimentos com os food trucks e exposição de carros antigos. A partir desta edição, a Prefeitura decidiu pela liberação de duas transversais, que ficarão abertas apenas para que os veículos cruzem a Doca, mas a avenida permanece interditada ao trânsito nos demais perímetros, sem prejuízos às atividades da Rua de Todos.

“Esse é um projeto que está em fase inicial, portanto sujeito a mudanças e adequações até que se chegue no melhor modelo para atender a todos. O que estamos tentando é conciliar a proposta de garantir mais espaço de lazer para cidade, sem prejuízos para as atividades comerciais do entorno”, explicou Wilson Neto, titular da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Sejel).

“Aqui a gente consegue sentir a liberdade e segurança de um grande calçadão. A primeira vez viemos a noite, e hoje a gente escolheu vir pela manhã pra ela aprender a andar de patins”, frisou a autônoma Larissa Ribeiro, 28 anos, mãe da Stefane, de nove anos, que está achando a iniciativa da prefeitura muito boa para o lazer em família. “Estamos gostando bastante de estar aqui, dá para aproveitar bastante, e várias horas do dia”, concluiu.

Apoio – O “Rua de Todos” conta com ações da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Guarda Municipal de Belém (GMB) e demais secretarias municipais.

Por Karla Pereira

Fonte: Portal Pará News

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.