Principal companhia aérea chinesa proíbe a carga de barbatanas de tubarão

Principal companhia aérea chinesa proíbe a carga de barbatanas de tubarão

A China deu grandes passos a favor da conservação em 2017. O governo chinês anunciou que irá oficialmente banir a venda e o comércio ilegal de marfim até o final de 2017. Elefantes e conservacionistas estão muito felizes, e a boa notícia não para por aí. A Air China Cargo se uniu às 35 companhias aéreas e 17 companhias globais de transporte de contêineres ao proibir a carga de barbatana de tubarão. Esta companhia aérea é a primeira em toda a China a impor tal proibição, dando uma grande vitória para os tubarões, já que o país é um dos maiores mercados de sopa de barbatana de tubarão do mundo.

Os cientistas estimam que cerca de 100 milhões de tubarões são mortos a cada ano. Desse número, 73 milhões são mortos somente para fazer sopa de barbatana de tubarão. Os especialistas estimam que somente este comércio gera cerca de um bilhão de dólares anualmente. Esse lucro se traduz em mais de 200 espécies de tubarões na lista de espécies ameaçadas, e um estudo feito pela International Shark Foundation estima que a população de algumas espécies já caiu 98 por cento nos últimos 15 anos. Tubarões são essenciais para o equilíbrio do ecossistema marinho. Eles são predadores importantes e, sem eles, as espécies menores de peixes iriam destruir a maior parte da fauna no solo oceânico. Isto acabaria por resultar na dizimação de toda a vida nos oceanos e aumentar nossas emissões globais de carbono também. Tendo isto em mente, nós não podemos deixar que eles sejam arrancados dos oceanos somente para fazer uma sopa de iguaria.

Alex Hofford, um ativista do WildAid Hong Kong, comentou sobre a proibição, dizendo ao jornal Washington Post, “é uma ação corajosa, e isto provavelmente causará um impacto enorme e duradouro nas populações de tubarões e nos ecossistemas marinhos ao redor do mundo”.

Apesar da decisão da Air China ser louvável, ainda existem muitas outras companhias de transporte que ainda permitem barbatanas de tubarão em seus aviões, barcos, e caminhões. A mais notória dessas é a Fed Ex. Apesar da pressão de organizações como WildAid e Care2, a Fed Ex continua a permitir o transporte de barbatana de tubarão em sua frota.

Você pode adicionar sua voz às mais de 300.000 que assinaram a petição do Care2 para pedir que a Fed Ex pare de participar do comércio de barbatana de tubarão. Nós, como consumidores, temos o poder de criar padrões éticos para as companhias que apoiamos. Se usarmos nossos recursos combinados, conseguiremos mudar a forma com que as companhias fazem seus negócios. Você também pode ajudar a acabar com o comércio de barbatana de tunarão ao compartilhar esta matéria e educar seus amigos e sua família. Faça com que sua voz seja ouvida e juntos poderemos acabar com esse comércio e salvar os tubarões da extinção.

Por Sean McCarthy / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: One Green Planet


Nota do Olhar Animal: Os tubarões, antes de serem “essenciais para o equilíbrio ecológico”, são essenciais para eles mesmos. Cada indivíduo tem interesses próprios e suas vidas valem para eles tanto quanto a vida de um humano vale para si.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.