Professora em SC lança livro sobre jornalismo especista

Professora em SC lança livro sobre jornalismo especista

A professora Paula Brügger, aposentada como titular do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC e atualmente coordenadora do Observatório de Justiça Ecológica, lança, no próximo dia 11 de maio, das 16h às 19h, na Livraria Livros & Livros, no campus da UFSC Trindade, o livro Jornalismo Especista – Textos e fragmentos de olhares sobre os animais não humanos na mídia. A obra traz um debate atual e imprescindível sobre o especismo estrutural e é fundamental para compreender como o desrespeito e exploração para com os animais estão diretamente ligados a falências nos planos moral, ético e ambiental.

Embora a coletânea tenha início com textos essenciais da trajetória acadêmica da autora, existe a possibilidade de ir “direto ao ponto”, sem a necessidade de adentrar fundamentações teóricas mais aprofundadas. O livro é, portanto, recomendado não apenas aos profissionais dos meios de comunicação, mas a toda a sociedade. A autora argumenta que o jornalismo pode fazer uma enorme diferença ao assumir seu papel educador e a sua responsabilidade quanto ao ato de informar, pautando suas matérias de acordo com o que a ciência diz a respeito dos animais.

“Transcender o preconceito especista é uma questão urgente. Não se trata apenas de inconsciência humana compactuar com a crueldade para com outros seres sencientes, mas também da nossa própria sobrevivência no planeta: o especismo é a porta de entrada através da qual desastres ambientais, como perda de biodiversidade e mudanças climáticas, têm lugar”, aponta a sinopse.

Fonte: UFSC

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.