Programa de castração gratuita de São José do Campos (SP) abre 1.000 vagas

Programa de castração gratuita de São José do Campos (SP) abre 1.000 vagas
Programa de castração realizou cirurgias em mais de 600 animais

A Prefeitura de São José dos Campos vai reabrir as inscrições para a segunda fase do programa Meu Pet Feliz. Serão disponibilizadas 1.000 vagas nesta semana. O cadastro gratuito para as castrações de cães e gatos ainda não está disponível, mas deverá ser feito no site da prefeitura.

O chamamento dos animais se dará por ordem cronológica de inscrição. Na primeira fase, foram ofertadas 1.500 vagas. As inscrições foram abertas em agosto e se encerraram em menos de 24 horas.

O programa prevê 5.000 castrações em um ano. Atualmente, 436 animais ainda estão em processo de agendamentos das cirurgias.

O Meu Pet Feliz é um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.

Além da castração, o programa realiza a identificação destes animais, utilizando a microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Segundo a prefeitura, o número de faltas foi alto no início do programa, mas em outubro reduziu para 10%, depois que a administração mudou a forma de convocação dos tutores, que agora são chamados antecipadamente para assinarem os documentos com a confirmação da data do agendamento da cirurgia.

Atualmente, duas clínicas estão credenciadas para a realização dos procedimentos, além do Centro de Controle de Zoonoses. Uma terceira inicia na semana que vem.

Fonte: O Vale

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.