Notícia

Programa de controle de natalidade animal ganha castramóvel em Uruguaiana, RS

A alta taxa reprodutiva de cães e gatos tem contribuído ao longo dos anos para o descontrole populacional destes animais em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, tanto nas residências como em via pública, o quadro que mais preocupa as autoridades sanitárias da cidade. Para evitar acidentes relacionados aos animais como atropelamentos, proliferação de doenças (zoonoses), ferimentos e abandono, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Bem-Estar Animal, instaurou o Programa Municipal de Castração. O projeto visa solucionar a proliferação e o descontrole populacional de cães e gatos em situação de rua por via de castração para posterior processo de adoção responsável.

O procedimento vem sendo realizado por clínicas veterinárias credenciadas junto à Secretaria. Nos últimos 20 meses, foram realizadas 750 castrações e neste segundo semestre a expectativa é dar sequência e celeridade ao projeto com a chegada do “castramóvel”. A unidade atenderá as ocorrências necessárias em todo o município, desde que as solicitações sejam feitas com 30 dias de antecedência junto ao departamento responsável.

A proposta vai contemplar toda a comunidade, principalmente as famílias inscritas em programas sociais, como o CAD ÚNICO. Para isso, o solicitante deve apresentar comprovação com extrato atualizado do benefício ao qual se enquadra e devendo ainda estar acompanhado da Carteira de Vacinação do Animal. O Castra Móvel já foi adquirido e está em processo de montagem junto à empresa matriz que deverá efetivar a entrega em 45 dias.

Por Fred Marcovici

Fonte: Correio do Povo

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.