Programa gratuito de castração realiza 170 agendamentos no Jardim Novo Horizonte, em Limeira, SP

Programa gratuito de castração realiza 170 agendamentos no Jardim Novo Horizonte, em Limeira, SP

O Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA), da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, iniciou no último domingo (4) a campanha itinerante e permanente para castração de cães e gatos de munícipes. A iniciativa é uma parceria com a Associação Limeirense de Proteção aos Animais (Alpa) e Amvel (Associação dos Médicos Veterinários de Limeira). O primeiro atendimento foi realizado na escola estadual Professor José Ferraz Sampaio Penteado, no Jardim Novo Horizonte. No local foram feitos 170 agendamentos para castração, que ocorrerá no DPBEA, conforme o cronograma. Os animais também foram microchipados. Os procedimentos não terão custos para a população.

Andreza Marangoni levou a rottweiler Chiara, de seis anos, para ser microchipada. Ela também aproveitou a oportunidade para agendar a castração do animal que passou por uma rápida avaliação dos veterinários. Na ocasião, Andreza recebeu orientações sobre o câncer de mama em animais e os cuidados que devem ser tomados. “Há tempos eu e meu marido pensamos em castrá-la e não o fizemos porque o serviço é muito caro. Hoje, não teríamos condições de pagar. Quando soube do projeto da microchipagem e agendamento pelas redes sociais, me interessei na hora. A iniciativa está de parabéns. Fomos muito bem atendidos”, disse Andreza.

De acordo com a diretora de Proteção e Bem Estar Animal, Cristiane Kucska Masutti, visa ampliar a castração animal (cães e gatos) e sua identificação. “Nosso objetivo é que este programa chegue a todos os pontos da cidade e, com a microchipagem possamos minimizar a questão do abandono dos animais”, destacou.

Fonte: Rápido no Ar


Nota do Olhar Animal: Talvez não seja correto chamar o programa de “gratuito” e sim de “público”, já que as cirurgias são PAGAS com recursos dos impostos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.