Programa já realizou a castração de cerca de 150 animais em Rio Negrinho, SC

Programa já realizou a castração de cerca de 150 animais em Rio Negrinho, SC

A Prefeitura de Rio Negrinho, através das secretarias de Agricultura e Assistência Social, está, aos poucos, resolvendo um dos grandes problemas presentes no município: a presença de cães pelas ruas. Pelo programa de castração de animais, as famílias carentes cadastram seus bichinhos e aguardam avaliação, sendo então o animal enviado para a clínica conveniada. O bichinho recebe um microchip onde constam todos os dados do tutor, que fica responsável pelo animal em caso de acidentes ou abandono.

Desde o dia 29 de novembro, quando iniciou o programa, até o momento, foram castrados cerca de 150 animais no município. “Estamos dando continuidade ao programa e destes 150 cães já castrados, cerca de 100 são fêmeas. Isso significa uma boa redução no número de ninhadas indesejadas pelas ruas do município”, disse Ronei Lovemberger, secretário de Agricultura.

As inscrições para esta primeira etapa do projeto já terminaram, mas uma nova chamada deve ser realizada em breve para novos cadastros. “Queremos aumentar o valor do recurso para que possamos castrar mais animais. Lembrando que estes bichos recebem um microchip e caso ocorra algum acidente, como aconteceu neste final de semana, pelo sistema conseguimos verificar quem é o responsável pelo animal”, frisou Ronei.

Além dos animais de rua cadastrados pelas famílias com as assistentes sociais, alguns cães resgatados pelo Grupra também foram castrados.

Por Christian Hacke

Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.