Programa municipal diminui número de castração de animais em Franca, SP

Programa municipal diminui número de castração de animais em Franca, SP

SP Franca castracao

O programa de castração de cães e gatos passará por uma reformulação e, a partir de agora, 225 animais devem ser castrados por mês. De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, José Conrado Netto, uma nova licitação foi feita em junho, depois que o contrato firmado com a antiga prestadora do serviço não pôde mais ser renovado. Antes, cerca de 350 animais eram castrados por mês.

Segundo Conrado Netto, além do recurso destinado para o programa pela Prefeitura, o Fundo Municipal do Meio Ambiente destinou, entre 2012 e 2014, aproximadamente R$ 200 mil para a castração de animais. “Neste ano, ainda não foi aberto o processo de recebimento de novos projetos pelo Fundo, por isso o número de castrações por mês diminuiu”, disse.

Mais de 15 mil animais já foram castrados ou esterilizados desde junho de 2010, quando o programa de castração teve início em Franca.

Qualquer munícipe pode procurar a Sala de Proteção Animal, junto a Secretaria de Saúde, e preencher um formulário para que seu animal seja castrado, mas a preferência é oferecida para cães comunitários e de ONGs, além de animais de famílias carentes.

O principal objetivo do programa de castração é reduzir o número de animais abandonados, além de diminuir a incidência de acidentes. Animais a partir de 45 dias de vida já podem ser castrados.

Fonte: GCN

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.