Portugal: Proibição de circos com animais em Évora pode avançar para veto às touradas, diz vereador

Portugal: Proibição de circos com animais em Évora pode avançar para veto às touradas, diz vereador

Evora circo animais

Os circos com animais vão deixar de poder instalar-se e atuar no concelho de Évora, depois da Assembleia Municipal ter aprovado uma recomendação apresentada pelo PS e que a gestão CDU vai acatar.

Em declarações à Rádio Campanário, o vereador da Câmara Municipal de Évora, João Rodrigues, referiu que na última Assembleia Municipal “houve a votação de uma recomendação para que a câmara no prazo de seis meses, apresente uma proposta que vá de encontro a uma petição que foi feita por um grupo de cidadãos, a câmara está neste momento a analisar e irá a seu tempo cumprir com a decisão tomada na Assembleia Municipal”.

João Rodrigues disse ainda que “todas as decisões tomadas na Assembleia Municipal, a câmara tenta, dentro das suas possibilidades, ir ao encontro dessas decisões, e iremos a seu tempo tomar uma decisão, até lá, iremos cumprir a legislação em vigor”.

Quando questionado sobre se esta medida se poderá alastrar a outros espetáculos com animais, nomeadamente os espetáculos taurinos, o vereador referiu, “poderá, é uma questão que ainda não se colocou”, acrescentando que a câmara ainda não tomou nenhuma posição “apenas pretende cumprir a legislação em vigor”.

No que concerne à fiscalização, o autarca salientou que caso os circos não cumpram as normas impostas pela legislação, não lhe será emitida a licença e não poderão instalar-se no concelho de Évora.

Fonte: Rádio Campanário (Portugal) / mantida a grafia original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.