Proibição de uso e comércio de coleiras de choque para animais é aprovada em comissão

Proibição de uso e comércio de coleiras de choque para animais é aprovada em comissão
Deputado Fred Costa, relator: uso de coleiras de choque causa estresse e dor nos animais.-Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira (25) o Projeto de Lei 1113/19, que proíbe, em todo território nacional, a comercialização e o uso de coleiras de choques para adestramento de animais.

A proposta foi apresentada pelo deputado Célio Studart (PV-CE) e recebeu parecer favorável do deputado Fred Costa (Patriota-MG).

Em seu relatório, Costa afirmou que o uso de coleiras de choque, coleiras antilatido e coleiras eletrônicas já foi proibido em diversos países, como Inglaterra, Escócia e Holanda. Outros estão discutindo alterações em sua legislação com esse mesmo objetivo.

“O uso de coleiras de choque causa estresse e dor nos animais, fato já abundantemente comprovado em inúmeros estudos científicos, e pode induzir o animal a comportamento agressivo”, disse. “Sua utilização não se justifica nem para o adestramento realizado por profissional capacitado.”

Tramitação

O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Por Janary Júnior, edição de Geórgia Moraes

Fonte: Câmara dos Deputados

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.