Vitória: Proibida a apresentação de animais em circos no estado de Goiás

Vitória: Proibida a apresentação de animais em circos no estado de Goiás

GO lei 133552270 14078943419531n

Em 19/01/2015 foi publicado no Diário Oficial a nova Lei estadual n° 18.793 que proíbe a apresentação de espetáculo circense que utilize ou tenha como atrativo a exibição de animais de quaisquer espécies, domésticos ou silvestres, nativos ou exóticos em todo o território do Estado de Goiás. A lei foi apresentada na Assembleia Legislativa de Goiás no segundo semestre de 2014 pelos deputados Mauro Rubem (PT) e Karlos Cabral (PT) e votada em dezembro. Foi promovido pela Associação Pela Redução Populacional e Contra o Abandono de Animais – ARPA Brasil um abaixo assinado que contou com mais de 2000 assinaturas, além de uma forte campanha nas redes sociais para que os internautas pedissem a sanção ao Governador.

Em 2013 a ARPA Brasil também trabalhou pela conquista da mesma lei no âmbito municipal, em Goiânia.

O estado é o décimo primeiro a aprovar a lei, após Minas Gerais, Alagoas, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Desde 2009, o Projeto de Lei 7291/06, que estabelece a proibição do uso de animais em circos no Brasil, já está pronto para votação pelo plenário da Câmara dos Deputados, pois foi aprovado em todas as comissões. No entanto, ele ainda não foi colocado para votação.

O uso de animais em circos é tão cruel que já foi proibido em diversos países, como Áustria, Peru, Singapura, Costa Rica, Índia e Israel.

Leia a lei na íntegra http://www.gabinetecivil.go.gov.br/pagina_leis.php?id=11884

Sobre a ARPA Brasil

A Associação Pela Redução Populacional e Contra o Abandono de Animais (ARPA Brasil) foi fundada em 2012, e é uma entidade sem fins lucrativos que visa recursos para implementar, aperfeiçoar e fiscalizar o controle ético e humanitário da população de animais domésticos.

Com uma abordagem inovadora, a ARPA atua nas causas do problema e não somente em seus sintomas e consequências da reprodução descontrolada de animais, que muitas vezes estão ou são abandonados.

O site da organização é www.arpabrasil.com.br.

Outras informações podem ser obtidas com Cecília Bessa, assessora de imprensa da ARPA Brasil: (62) 9974-9074.

GO ARTECIRCOSvitoria

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.