Projeto busca conscientizar crianças da rede pública a combater tráfico de animais silvestres no PI

Projeto busca conscientizar crianças da rede pública a combater tráfico de animais silvestres no PI
Ave Jandaia Sol (foto: reprodução)

Conscientizar as crianças a combater o tráfico de animais silvestres e preservar a natureza. Esse é um dos principais focos do projeto Jandaia Sol, que será lançado nesta segunda-feira (22) em Teresina. 

Esse projeto de educação ambiental consiste em habilitar professores da rede pública de ensino para atuarem como difusores e multiplicadores das ações de conscientização, importantes no combate ao tráfico de animais silvestres, que, além de ser uma atividade ilegal e cruel, expõe os seres humanos a diversas doenças (zoonoses).

O Jandaia Sol, nome de uma ave símbolo de Teresina, será levado para dez escolas municipais, contemplando 7.100 alunos na faixa etária de 7 a 12 anos. Das escolas selecionadas, oito estão situadas na zona Norte, considerando que essa é a região onde existe a maior quantidade de parques ambientais e áreas verdes da cidade; as demais são da região Leste e Sul de Teresina.

Os educadores contarão com o suporte de vários materiais didáticos para sensibilizar seus alunos em sala de aula, a exemplo de gibis, vídeos, CDs, chapéus de EVA e joguinhos educativos.

De autoria da Superintendência do Ibama no Piauí, o projeto será desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam).

A solenidade de lançamento será amanhã, às 8h30min, no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, bairro Marquês.

Para o secretário da Semam, Olavo Braz, a questão do tráfico de animais silvestres, as doenças transmitidas pela aproximação do homem com essas espécies, a invasão e destruição do meio natural merecem uma maior atenção no sistema educacional.

“Somente através da educação podemos reduzir os impactos ambientais gerados pelo tráfico de animais silvestres e as doenças ocasionadas pela aproximação do homem a essas espécies. A realidade quanto a essa questão ambiental é preocupante, por isso estamos dando essa atenção especial através desse projeto”, destacou o secretário.

Premiação e publicação de livro

Os alunos, durante as intervenções pedagógicas, irão produzir redações e desenhos referentes ao tema do projeto. Ao final, serão selecionadas três redações e três desenhos. Os alunos autores serão premiados com tablets.

Uma exposição será realizada com todas as produções dos alunos, sendo que serão selecionados 60 trabalhos para serem publicados no livro Jandaia Sol, com previsão de lançamento para o dia 04 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial de Proteção aos Animais.

Fonte: Cidade Verde


Nota do Olhar Animal: O dia que começarem a educar para o respeito a cada indivíduo animal (e não a “espécies), a conscientização e sensibilização dará largos passos adiante.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *