Projeto de castração já operou 11 mil animais em Uberlândia, MG

Projeto de castração já operou 11 mil animais em Uberlândia, MG

Cirurgia é gratuita para quem não pode pagar e é realizada no HC-UFU. Quem tiver interesse deve procurar o Centro de Controle de Zoonoses.

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), junto com a Prefeitura, realiza gratuitamente cirurgias de castração em cães e gatos de pessoas que não têm condições de pagar pela cirurgia. O procedimento é feito três vezes por semana e, em média, 50 animais são castrados.

Além de ser gratuito, o “Projeto de Controle Populacional de Animais de Estimação” ajuda nos estudos dos alunos do curso de Medicina Veterinária da UFU. O programa começou em 2009 e, nesse tempo, 11 mil animais foram castrados.

A cirurgia é feita pelo Centro de Controle de Zoonoses e não pode ser feita em animais de rua porque faz parte da posse responsável dos bichos. O objetivo é minimizar os problemas de superpopulação de animais domésticos e promover equilíbrio entre saúde pública e bem estar animal.

Quem tiver interesse deve procurar a Zoonoses, que fica na Avenida Alexandrino Alves Vieira, nº 1423, Bairro Santa Rosa. Para se inscrever é necessário ter renda de até dois salários mínimos e apresentar cópia dos documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e de renda. O animal deve ter, no mínimo, seis meses.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.