Projeto de construção do abrigo de animais em Viçosa (MG) é entregue

Projeto de construção do abrigo de animais em Viçosa (MG) é entregue
Projeto foi entregue na última semana (Foto: Prefeitura de Viçosa/Divulgação)

A entrega do projeto arquitetônico para a construção do abrigo/centro de adoção de animais em Viçosa, já aprovado pelo Instituto de Planejamento do Município (Iplam), foi realizada durante reunião entre Prefeitura, representantes da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa) e a vereadora Brenda Santunioni. O encontrou ocorreu na semana passada.

O abrigo será construído às margens da MG-482, na Colônia Vaz de Melo, em um terreno público cedido à entidade através de uma Lei Municipal, firmada pelo Executivo em julho de 2016.

O intuito da obra é dar melhores condições aos animais, evitar o aumento populacional dos animais de rua e possibilitar que os que são resgatados encontrem um novo lar.

Durante a entrega do projeto, o prefeito Ângelo Chequer disse que o abrigo e a causa animal são prioridades da sua gestão. Para concretizar o projeto, o prefeito disse que irá empenhar seus esforços na aprovação do projeto pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), que pode viabilizar a construção através de recursos do Fundo Municipal gerido pelo Conselho.

Obras

Orçado em R$ 365 mil e com prazo de execução de seis meses, o projeto prevê a construção de uma sede para a entidade em uma área de 9.500 metros quadrados, com mini-ambulatório com triagem, área para atendimentos, castração e um centro cirúrgico. Além disso, um espaço aberto com 30 baias será construído e poderá abrigar cerca de três animais cada.

Espaço terá 30 baias para comportar os animais
(Foto: Sovipa/Divulgação)

Esse espaço aberto será dividido em quatro partes, separando os animais de acordo com o porte, onde irão permanecer livres durante o dia, sendo levados às baias apenas no período noturno.

Cada baia terá, ainda, uma área verde. Se necessário, o terreno pode comportar até 100 baias, no futuro.

Fim do canil na UFV

O canil municipal funcionava na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 2015, a Sovipa protestou e questionou as autoridades sobre a doação de 20 cães do canil municipal à UFV para pesquisa. Uma audiência pública na Câmara Municipal sugeriu que o Canil Municipal fosse desvinculado da instituição.

Em novembro do mesmo ano, uma ação judicial solicitou a paralisação de um experimento científico realizado pela UFV com os cães. Segundo consta na ação, a experiência provocaria osteoartrite nos animais com o fim de avaliar a evolução e o tratamento da doença. Ao final seria praticada a eutanásia em todos os envolvidos nos estudos.

A experiência foi aprovada pela comissão de ética de uso de animais da instituição. Depois dos casos de experiência, o canil foi desvinculado à universidade.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.