Projeto de Lei propõe instalação de placas sobre crimes contra os animais em Blumenau, SC

Projeto de Lei propõe instalação de placas sobre crimes contra os animais em Blumenau, SC

SC blumenau animais-maus-tratos

SC blumenau vereador-adriano-pereiraCom o objetivo de divulgar e tornar mais conhecida a legislação que protege os animais, o vereador Adriano Pereira (PT) propôs um Projeto de Lei que determina a instalação de placas informativas sobre crimes contra animais. Elas devem ser colocadas nas unidades de atendimento veterinários e nos estabelecimentos que comercializam produtos ou prestam serviços para cães, gatos e outros bichos. Além destes locais, as placas também devem ser instaladas em terrenos públicos.

Segundo a proposta do vereador petista, elas devem ter no mínimo meio metro de altura e largura (50cmx50cm). Ela deve conter o seguinte texto: “É crime praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Pena, detenção e multa (Lei Federal 9.605/1998, art 32). Denuncie: 190 – Polícia Ambiental e 0800-618-080 – Linha Verde do Ibama”.

Caso o estabelecimento não cumpra esta legislação, a matéria prevê multa de R$ 1.500. Se houver reincidência, o local pode ser até interditado e ter o seu alvará de funcionamento suspenso.

A fiscalização ficará por conta do Procon e os valores das multas deverão ser destinados ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, devendo ser aplicados em projetos de proteção e preservação da fauna.

Fonte: O Blumenauense

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.