Projeto de lei que proíbe tatuagens em animais é tema de enquete no site da Alepe

Projeto de lei que proíbe tatuagens em animais é tema de enquete no site da Alepe
Plenário da Alepe. - Foto: Roberto Soares/Alepe

Tatuagens estéticas em animais são tema de uma enquete no site da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que ficará no ar durante todo o mês de outubro. Trata-se de uma pesquisa de opinião relacionada ao Projeto de Lei nº 1440/2020, do deputado Romero Albuquerque (PP), que prevê a proibição dessa prática em todo o Estado. Se aprovado, o texto será incluído no Código Estadual de Proteção dos Animais, de autoria a ex-deputada Terezinha Nunes.

A enquete questiona se essa medida protege os bichos da dor, se ela retira a autonomia do tutor ou se a pessoa não tem opinião formada. Albuquerque justifica que as vítimas desse “ato fútil” são expostas não só à dor, mas a “diversas outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material usado no procedimento, além de sérias infecções, queimaduras e irritações crônicas”. Para a proposição, o parlamentar alega haver um aumento crescente dessa prática.

Há alguns anos, sobretudo no exterior, alguns casos de tatuagem em pets ganharam imensa repercussão, por expor o animal a uma situação de crueldade. Episódios nos Estados Unidos e na Rússia, por exemplo, geraram extensos debates, que culminaram na proibição da prática. No Brasil, o caso mais famoso aconteceu em Minas Gerais, em 2015, quando um tatuador resolveu fazer um desenho em sua cadela.

Fonte: Folha PE


Nota do Olhar Animal: A enquete está disponível em http://www.alepe.pe.gov.br/enquetes/. Acesse e vote em “Protege os bichos da dor”.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.