Projeto de lei que substitui animais por veículos motorizados para transporte de carga é aprovado em Belo Horizonte, MG

Projeto de lei que substitui animais por veículos motorizados para transporte de carga é aprovado em Belo Horizonte, MG
Projeto de lei que substitui veículos de tração animal de carga por veículos automotores é aprovado em BH. — Foto: TV Globo/Reprodução

Os vereadores de Belo Horizonte aprovaram, em segundo turno, na tarde desta terça-feira (15) o projeto de lei (PL) 142/17, que prevê a substituição gradual de carroças de tração animal para tração motora.

Vídeo: Aprovado na Câmara projeto que substitui tração animal por motorizada.

O prazo de adequação é de dez anos e segundo o autor do projeto, o deputado Osvaldo Lopes (PSD), na época, vereador; o projeto prevê a qualificação técnica e financeira dos carroceiros. “Os carroceiros não ficarão desamparados. São previstos treinamentos elaborados e monitorados pelo o executivo e oferta de linha de crédito de suporte, para que possam fazer adequações do meio de transporte para trabalho”, disse.

O assunto mobilizou carroceiros e defensores dos direitos dos animais. Os ativistas alegam exploração, sobrecarga de trabalho, maus-tratos e violação de direitos dos animais. Já os carroceiros negam as acusações e dizem que cumprem todas as regras e que o transporte de cargas garante o sustento de mais de cinco mil famílias.

A proposta agora segue para análise do prefeito Alexandre Kalil, do PSD.//

Por Júlio César Santos

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.