Projeto em Nova Friburgo (RJ) leva comida e água para cachorros de rua

Projeto em Nova Friburgo (RJ) leva comida e água para cachorros de rua
Projeto em Nova Friburgo leva comida e água para cachorros de rua Projeto usa tubos de PVC para disponibilizar ração para cães de rua Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Tubos de PVC de 100 milímetros por 80 centímetros. Joelhos de 45 e 90 graus. Cola de silicone e abraçadeiras de plástico. Não se trata de uma reforma na pia da cozinha ou algo assim. Todo esse material é utilizado para levar amor e proteção a centenas de animais de rua em Nova Friburgo. Nos canos de PVC são colocados ração e água, que ficam disponíveis 24 horas por dia para cãezinhos que não têm tutor e nem lar. A iniciativa foi intitulada de AlimentaCão.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, Edson Freiman, a ideia surgiu no ano passado: “essa ideia dos tubos veio de uma amiga nossa, a Marcela, que viu no Facebook. Aí, com um grupo de quatro amigos e mais alguns apoiadores, começamos a idealizar isso no ano passado, e, nesse ano, a gente conseguiu concretizar o sonho de ajudar os cães de rua. Demorou esse tempo todo porque estudamos locais estratégicos para a colocação dos dispositivos. Nos preocupamos em colocá-los em locais visíveis e com movimentação de pessoas”.

O primeiro protótipo foi instalado na praça Santana, no bairro Cônego. E a intenção é colocar os dispositivos em mais três bairros: Nova Suíça, Braunes e no distrito de Conselheiro Paulino.

“Primeiro colocamos na Praça Santana para ver como seria a reação das pessoas. E a comunidade está gostando bastante. Aqui na praça, por exemplo, tem igreja, lojas, ponto de táxi etc., e estão até entrando em contato comigo para saber como ajudar. Tem muita gente que vem aqui colocar ração, água, mesmo sem fazer parte do grupo de apoiadores. Os tubos, por exemplo, são muito caros. Mas a gente recebe doações de materiais e até dinheiro às vezes. Mas, eventualmente, a gente sabe que vai ter que tirar do próprio bolso”.

Joelhos de PVC também são usados para disponibilizar água aos cãesJoelhos de PVC também são usados para disponibilizar água aos cães | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Joelhos de PVC também são usados para disponibilizar água aos cãesJoelhos de PVC também são usados para disponibilizar água aos cães | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Edson conta que, antes de colocar a ideia em prática, o grupo procurou a Prefeitura de Nova Friburgo. “Há essa burocracia, né? Você tem que deixar a prefeitura a par. Como é um local público, a gente precisa documentar isso até para evitar vandalismo no material”.

Segundo a subsecretária do Bem-Estar Animal do município, Monique Malhard, iniciativas como essa são importantes e devem contar com a devida orientação da prefeitura.

“Toda ajuda é muito bem-vinda. A gente sabe que há muitos animais nas ruas, muitos cães comunitários que já são cuidados por pessoas. Qualquer um pode fazer esse tipo de coisa. Mas a gente pede que sempre passe antes pela prefeitura para orientarmos o modo correto de fazer. É importante que tenha sempre uma pessoa responsável para trocar e abastecer água e ração, para que iniciativas como essa sejam solução, e não um problema.”

Fonte: Multiplix

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.