Projeto fotográfico busca dar visibilidade para os animais abandonados

Projeto fotográfico busca dar visibilidade para os animais abandonados

Tradução de Nelson Paim

Espanha visibilidade animais abandonados

O projeto “invisibles” do Fotopets iniciou no ano de 2014 com a intensão de tirar do anonimato os animais abandonados através da fotografia profissional.

Durante mais de dois anos estes dois valecanos, Andrés López (fotógrafo) e Mercedes Alonso (escritora e redatora das histórias e reportagens que realizam) através da fotografia e das palavras buscam criar consciência sobre o abandono de animais na Espanha e suas terríveis consequências. Tem percorrido albergues e canis fotografando a mais de 600 animais abandonados, colaborando desta maneira com suas fotografias profissionais para a adoção de muitos deles.

As fotografias acontecem sempre que é possível em interior, com um fundo preto onde o cão ou o gato são os protagonistas absolutos e não há nenhum elemento que distraia a atenção. Todas as fotografias são cedidas à entidade protetora que cuida destes animais e são difundidas no site www.fotopets.es. Assim como nas redes sociais para alcançar maior impacto.

O objetivo é fazê-los visíveis, dar-lhes voz, fazer cada vez um maior número de pessoas saibam que a cada ano são abandonados mais de 150.000 animais não humanos na Espanha e que isto pode mudar se educarmos aos menores e conscientizarmos aos adultos.

Além de suas próprias reportagens, também tem conseguido colaborar com a ANAA (Associação Nacional dos Amigos dos Animais) na elaboração do livro “Quem resgatou a quem?” cujas vendas tem sido integralmente destinadas à protetora, assim como a realização de oito calendários solidários com diferentes associações e outros eventos destinados a custear os gastos que possuem estas entidades.

Finalistas dos prêmios 20blogs 2016, estes dois valecanos financiam seu projeto com fundos próprios e este ano participam do Capital Animal, uma plataforma plural de arte, cultura e pensamento através do qual os direitos dos animais estarão presentes nas instituições e espaços artísticos de Madri durante esta primavera.

Para seguir o projeto e ver suas fotos diárias de animais invisíveis em redes sociais:

Espanha visibilidade animais abandonados2

Espanha visibilidade animais abandonados3

Espanha visibilidade animais abandonados4

Espanha visibilidade animais abandonados5

Fonte: Vallecas

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.