​Projeto Guardiões dos Animais envolveu mais de 500 crianças ano passado e segue em 2024

​Projeto Guardiões dos Animais envolveu mais de 500 crianças ano passado e segue em 2024

O projeto Guardiões dos Animais, desenvolvido pela Administração Municipal de Concórdia, SC, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, realiza o trabalho de conscientização sobre cuidados com os pets e prevenção aos maus-tratos nas escolas municipais. Em 2023, foram mais de 500 alunos participantes, das turmas do 4º ano. São instruções e valores como responsabilidade e respeito com os animais, transmitidos às crianças. Além disso, todos receberam a camiseta do programa.

As últimas escolas visitadas foram a EBM Irmão Miguel, do bairro Jacob Biezus, e a EBM Frei Cipriano Shardon, da comunidade de Cachimbo. O projeto deve seguir em 2024, juntamente com as demais ações voltadas à causa animal, como já vem acontecendo nos últimos anos, com repasses às ONGs, castração e microchipagens, distribuição de ração, entre outras medidas.

Por meio da Secretaria de Gestão Urbana, a Prefeitura de Concórdia já repassou mais de R$ 200 mil para ONGs selecionadas através de edital público para fomentar ações de acolhimento, resgate e atendimento médico veterinário. Nos próximos meses, a Administração deve viabilizar novos recursos para entidades que se dedicam à causa animal.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Andressa Zanella, o Programa de Bem Estar Animal, que também é uma ferramenta de conscientização, repassa informações sobre a qualidade de vida de animais e principalmente sobre o crime de maus-tratos, que envolve tratamento cruel, trabalhos forçados e/ou privação de alimentos ou cuidados.

Por Lucas Villiger

Fonte: Prefeitura de Concórdia via Rádio Rural


Nota do Olhar Animal: Que o projeto possa avançar e incluir o respeito e consideração pelo bem estar e vida de todos os animais, incluindo porcos, bois, aves, etc.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.